domingo, 26 de fevereiro de 2017

Refugiados / Migrantes Económicos

Todos os dias chegam à Europa barcos com centenas de refugiados, ou migrantes económicos, vindos de África e do Médio Oriente. Aliás, muitos nem chegam propriamente à Europa, são resgatados pelas autoridades europeias enquanto fazem a travessia de barco, e trazidos para a Europa.

É engraçado ver que os países, ou a União Europeia, querem acolher todas estas pessoas. Eu não sou contra a imigração, nada disso. Mas parece-me que o critério que na Europa se utiliza para receber imigrantes é ligeiramente estranho.

Se alguém está lá no país dele e pretende imigrar para a Europa, dirige-se a uma embaixada, apresenta a identificação, preenche uma tonelada de papeis, e depois espera que lhe seja atribuído a autorização. Muito provavelmente não consegue porque a Europa não pode receber toda as pessoas todas do resto do mundo.

Mas se outra pessoa pagar a um traficante para entrar de barco, ou de camião, ou entrar a pé, desde que o faça ilegalmente, e se calhar nem tiver documentos de identificação válidos que permitam às autoridades saber se por exemplo é um criminoso, um jihadista, ou mesmo um cabeleireiro, bem vindo! Pode cá viver.